
Quando o assunto é desenvolvimento com fábrica de software, será que contratar quem oferece o menor preço é a melhor saída? Pode até parecer tentador, mas dificilmente é o caminho mais inteligente quando falamos de projetos que precisam durar gerações.
Mesmo que você considere seu projeto simples (o que não pode, em nenhuma hipótese, ser sinônimo de “mal feito”), abrir mão da qualidade significa tempo, dinheiro e trabalho perdidos.
Por isso, antes de olhar apenas para o preço, observe os diferenciais! Você pode avaliar se a fábrica de software realmente oferece valor agregado muito antes de fechar negócio. Veja abaixo o que esperar de uma fábrica e como você pode contribuir para que o projeto seja um sucesso!
Se a fábrica de software não entende profundamente o contexto do cliente, o resultado tende a ser catastrófico. Software não é apenas código, mas também a materialização de um objetivo de negócio.
Por isso, desde o início, a fábrica deve demonstrar interesse genuíno em compreender a empresa, suas necessidades e o que o produto precisa resolver.
Visitas presenciais, imersões com o time, discovery, entrevistas com usuários, análise de processos: tudo isso demonstra maturidade. Uma fábrica de software que não investe tempo em entendimento dificilmente entrega uma solução estratégica.
O que é possível e o que não é possível? Uma fábrica de software madura não promete o impossível nem aceita atalhos que comprometem o resultado final.
Qualidade não é discutível em hipótese alguma, e os riscos precisam ser mapeados e comunicados desde o início.
É papel da fábrica esclarecer, com transparência:
Em outras palavras: você gostaria de ser avisado antes de algo dar errado, não é? A fábrica de software certa garante essa previsibilidade.
Um dos pontos mais críticos — e frequentemente negligenciados — é a análise de volumetria e escalabilidade. Sem isso, qualquer fábrica de software estará apenas “apostando”.
A volumetria se refere ao número de informações dentro do sistema, ou seja, quantos dados, acessos e demandas esse sistema vai suportar? Já a escalabilidade mostra o quanto esse software pode crescer sem quebrar.
Imagine um prédio de 5 andares. A volumetria seria a avaliação de quantas pessoas esse prédio comporta. A escalabilidade observaria se a arquitetura aguenta crescer mais 5 andares. Ambas as informações impedem que medidas imprudentes sejam tomadas, prevenindo riscos. No software, o princípio é o mesmo.
Uma fábrica de software que ignora essas variáveis coloca seu negócio em risco.

O desenvolvimento com fábrica de software não precisa — e não deve — ser engessado. Modelos tradicionais funcionam, mas não atendem a todos os cenários. Por isso, valorize fábricas que proponham:
Enxergar o projeto como uma jornada, e não apenas do produto final, é uma característica de fábricas mais maduras. Isso reduz riscos, evita retrabalho e mantém o foco no valor.
A fábrica de software não é só um contratado, faz parte do seu time! O contato pode ser online ou presencial, o importante é que sua empresa, seu time de desenvolvedores e a fábrica tenham uma sinergia durante o projeto.
Conheça sua cultura, seus processos internos, seus líderes, sua maturidade em engenharia e QA, e, principalmente, como ela mede e garante a qualidade. Aqui na DB1 Global Software, temos uma metologia exclusiva, que valoriza software feito com opinião, com fundamentos baseados em uma vasta literatura técnica, boas práticas de desenvolvimento com eficácia comprovada, ferramentas proprietárias e a expertise de 25 anos de história!
Outro ponto: não converse apenas com o time comercial. Fale com Tech leads, Product managers, QA, UX, DevOps e pessoas que já trabalharam no modelo que você está contratando
Além disso, acompanhe indicadores. Uma fábrica de software séria mede produtividade, qualidade e saúde técnica, e compartilha esses dados com transparência.
Já comentamos sobre como é interessante que a fábrica de software proponha modelos de negócio diferentes, mas o cliente também pode criar desafios!
E se, por exemplo, você precisar que todo o atendimento seja apenas online? Será um grande teste da capacidade de comunicação e suporte da fábrica. Você também pode solicitar análises técnicas detalhadas, pedir previsibilidade em cenários de alta complexidade e questionar sobre decisões arquiteturais.